Quem nunca fez uma "vaquinha" com amigos para pagar um churrasco ou para dar um presente especial de aniversário? O lojista FastCommerce pode agregar a sua loja o Vakinha, uma forma de pagamento "colaborativa", ou seja, quando várias pessoas contribuem para comprar um ou mais produtos. Por exemplo, se o cliente quiser ganhar um determinado produto em seu aniversário, ele poderá criar uma vaquinha para arrecadar o dinheiro e depois pagar pelo produto na loja escolhendo uma das formas de pagamento oferecidas pela loja. Se a loja for cadastrada no sistema Vakinha, será possível exibir junto a cada produto um link Fazer vakinha. Este link permitirá que o cliente crie uma vaquinha específica para aquele produto da loja. Após arrecadar o valor, o cliente volta para a loja e compra o produto, escolhendo a forma de pagamento "Vakinha". Se ele tiver saldo suficiente, o Vakinha aprovará o pedido. O valor da transferência estará na conta da loja no PagSeguro. Na ficha do pedido no site administrativo, constará o status da transação (aprovada ou não aprovada).

"Desenvolvemos também um recurso chamado Demanda reprimida. Agora o lojista pode saber quando um cliente tenta comprar um produto e solicita quantidade maior do que o estoque atual. Desta forma, pode-se ajustar os estoques de acordo com esta demanda não atendida." comenta Eduardo.

A versão 5.2 ainda apresenta recursos inusitados e divertidos, como o recurso de Flash 3D. Que tal atrair novamente o cliente para a loja enviando, junto com sua próxima compra, um óculos 3D, daqueles com uma lente azul e outra vermelha, e impresso na haste um endereço web de um produto especial da loja? Curioso, certamente o cliente acessará a página e verá o produto "saltando" em 3D do seu monitor. O processo para utilizar este divertido e eficiente recurso de venda é simples e acessível a qualquer loja que utilize o FastCommerce.

"A nova versão tem também um Provador Virtual, que poderá ajudar na decisão de compra do cliente. Produtos como óculos, chapéus, gravatas, colares e brincos são alguns exemplos que podem ser "vestidos". Para usar o provador, basta que o visitante tenha uma webcam!" finaliza Eduardo.

Outros recursos em destaque no FastCommerce 5.2:
  • Web Slice é um recurso do Internet Explorer 8 que permite que trechos de páginas sejam vistos diretamente na Barra de Favoritos do navegador. Um Web Slice pode conter, por exemplo, as informações de um produto esgotado. O Web Slice avisará quando o produto estiver novamente disponível, mudando de cor na Barra de Favoritos.
  • Foram incluídos players de áudio para os formatos MP3/SWF/FLV, que permitem incluir som nos produtos.
  • Possibilidade de implantação do DinheiroMail, uma das formas de pagamento mais utilizadas em lojas virtuais da América Latina. Integra diversas formas de pagamento (ex: Oi Paggo, cartões de crédito etc).
  • O endereço da loja pode ser mantido fixo na barra de endereços do navegador, caso a loja possua domínio próprio no FastCommerce.
  • Possibilidade de cadastrar mensagens personalizadas de atendimento online (chat).
  • Todos os relatórios podem ser exportados para o Excel e para o Word, selecionando o formato desejado na ficha de parâmetros. No formato HTML, existem links ao final da página para fazer a exportação direta, sem nova geração do relatório.
E mais...
  • 4 novos modelos de loja (19 a 22).
  • Seleção de relatórios e utilitários favoritos do usuário. Um novo filtro exibe somente os que foram marcados como favoritos.
  • Novo campo na ficha e no CSV de produtos para indicar se o produto é embalável.
  • Novas tags que permitem alterar o posicionamento dos produtos de cross selling e dos comentários dos clientes sobre o produto.
  • Novo campo na ficha do parceiro para informar seu desconto no frete.
  • Web Slice para facilitar o acesso ao site administrativo.
  • A data utilizada nos relatórios de venda passa a ser a data de realização do pedido e não a data da última alteração na ficha do pedido.
Novos relatórios:
  • Lista de clientes que nunca fizeram pedido
  • Tabela de frete da loja por faixa de CEP
  • Demanda de produtos sem estoque suficiente
  • Demanda agrupada de produtos sem estoque suficiente
  • Lista de parceiros
  • Lista de descritores especiais de produtos
  • Lista de cores de produtos
  • Produtos com menos que o estoque mínimo (todos)
  • Quantidade de produtos cadastrados
  • Log de relatórios e utilitários
  • Lista de assinantes de e-mail marketing
  • Log de campanhas de e-mail marketing
Novos utilitários:
  • Alteração de tarifas de frete por faixa de CEP
  • Alteração de tarifas de frete por localidade
  • Alteração de parcelamento no XML de produtos (B2C)
  • Exportação em arquivo CSV de descritores
  • Exportação em arquivo CSV de cores