Redes sociais: Amigos, amigos. Negócios fazem parte
Novas tags especiais foram criadas para facilitar a integração da loja às redes sociais. Estas tags devem ser incluídas nos arquivos html personalizados pela loja e serão dinamicamente substituídas por funcionalidades específicas:
Tags de compartilhamento:<ShareFacebook>, <ShareOrkut> e <ShareTwitter>. Estas tags serão substituídas pelos ícones das redes, que poderão ser clicados pelo visitante para compartilhar a página visitada no seu perfil de cada rede. É possível também personalizar estes ícones.
Plug-ins sociais do Facebook: substituídas pelo código do Facebook que exibirá um social plugin do Facebook. Estas tags são utilizadas para que o visitante possa comentar, recomendar, curtir ou enviar a página visitada para seu perfil no Facebook. Clique aqui para ver os plug-ins mais indicados para lojas virtuais.
<GooglePlusOne>: substituída pelo código do Google que exibirá botão para que o visitante possa recomendar a página. Esta recomendação será exibida nos resultados de busca do Google. Este é um recurso inovador, que o Google indica para aumentar os cliques nos links das páginas de resultados de busca. É possível incluir parâmetros para alterar o tamanho do botão e exibir a quantidade de recomendações da página.
<TwitterProfile>: substituída pelo código do Twitter que exibirá uma caixa com os tweets mais recentes do perfil da loja no Twitter. Para utilizar esta tag, é necessário autorizar publicações através do botão de autorização da seção Twitter da página Dados da loja. É possível personalizar as cores desta caixa.
Para utilizar estas tags, é necessário marcar o campo Usar tags especiais da seção de redes sociais da página Dados da loja.
A nova versão permite também que a própria loja publique no Facebook pelo site administrativo. A publicação é feita pelo ícone do Facebook na ficha de cada categoria, produto ou notícia da loja. Antes da primeira publicação, aperte o botão Autorizar publicações. Será aberta uma janela no Facebook para informar seu usuário e senha. Por padrão, as publicações serão enviadas para o mural do perfil do usuário. Preencha o campo PageID da página Dados da loja para que as publicações ocorram no mural da página da loja no Facebook.
Para maximizar os resultados das integrações às redes sociais, é fundamental que a loja cadastre descrições detalhadas de produtos e categorias, e informe título e subtítulo de suas notícias. As imagens associadas a cada produto, categoria e notícia também serão enviadas para as redes sociais. Por isto é importante cadastrá-las.
Compartilhe o lançamento do FastCommerce 6.2:
Google Shopping: o gigante vai comparar seus preços!
Muito em breve o Google lançará seu shopping no Brasil. Na verdade, este novo serviço será muito mais do que um comparador de preços: permitirá a criação de listas de presentes, listas de compras, avaliação de produtos pelos usuários, resenhas, histórico de navegação etc.
A nova versão do FastCommerce já permite a publicação de produtos no shopping, caso a loja venda seus produtos em dólar. Veja detalhes no campo de formato da página Produtos > XML do site administrativo. Em breve, o Google aceitará também produtos vendidos em reais. E, ao contrário dos concorrentes, este será um serviço 100% gratuito para os lojistas!
Melhorias no cadastro de clientes
Diversas otimizações foram incluídas na nova versão para diminuir erros no cadastro do cliente e torná-lo mais rápido e fácil:
Consulta AJAX de endereço do CEP nos dados do cliente e de entrega: a rua, o bairro, a cidade e o estado são preenchidos automaticamente assim que o cliente termina de digitar o CEP.
O número e o complemento do endereço do cliente e de entrega do pedido agora são mantidos em campos individuais no banco de dados da loja, facilitando a integração com ERPs e a emissão de NF-e.
Campo para escolha de país: agora o cliente pode escolher o país em uma caixa de seleção, ao invés de ter que digitar o nome do país.
Em todas as páginas da loja e do site administrativo onde senhas são definidas ou alteradas, o sistema informa a força da nova senha digitada (fraca, média ou forte).
E-mail marketing (mais) segmentado:
Novos utilitários foram criados para segmentação das campanhas de e-mail marketing. Por exemplo, é possível executar utilitário para incluir em um mesmo grupo de envio os clientes que abandonaram cestas de produtos na loja e criar uma campanha específica para este grupo.
Veja os novos utilitários disponíveis para criar estes grupos:
Definição do grupo de clientes com cestas abandonadas.
Definição do grupo de clientes com pedidos cancelados.
Com estes recursos, é possível criar ações de marketing para converter em vendas pedidos cancelados e cestas abandonadas.
Outros recursos:
Código do cupom de desconto permite o caractere _ (underline), utilizado em sites de compras coletivas.
Cadastro de imagem padrão para as redes sociais (geralmente o logotipo da loja). Esta imagem será incluída na seção <head> do html da loja. Nas páginas de produtos, categorias, notícias e hotsites, será utilizada a imagem associada a estes.
Ampliação automática de imagens na lista de categorias do site administrativo.
Os novos recursos já estão disponíveis gratuitamente para todas as lojas virtuais que utilizam o FastCommerce. Espero que goste e faça bom proveito das oportunidades que se abrem junto às redes sociais!