Autopaginação de produtos

Inspirado no scroll infinito do Facebook, o recurso de autopaginação é muito importante para aumentar as vendas da loja. Alguns lojistas já estão reportando aumento de 15% nas vendas!

Para entender melhor, considere o seguinte cenário comum:

O cliente acessa a loja e procura por um produto. A loja retorna 10 páginas de resultados. Por azar, o produto que o cliente quer está na 8ª página.

  • Sem autopaginação: Na maioria das vezes, o cliente não tem paciência de chegar até a 8ª página e não compra o produto.

    Resultado: Venda perdida!

  • Com autopaginação: O cliente recebe a primeira página de produtos. Ao fazer a rolagem, a 2ª página de produtos é automaticamente acrescentada ao final e assim por diante.

    Resultado: O cliente rapidamente chega à 8ª página, encontra o produto e compra!
Clique aqui para ver uma loja com autopaginação. Faça rolagem até o final da lista de produtos para receber automaticamente as páginas seguintes.

A implantação desse recurso é bem simples e não requer qualquer programação adicional.
Clique aqui para mais informações.
Teste A/B

O Teste A/B é o método mais utilizado para realizar testes de usabilidade em lojas virtuais. Ele permite comparar os resultados em vendas para duas versões de design do site, a versão A e a versão B.

As diferenças entre as versões podem ser pequenas, como por exemplo, a cor e a posição do botão Comprar. Ou as diferenças podem ser enormes, afetando todo o design da loja (cores, fontes, botões, textos etc).

O Teste A/B permite responder de forma direta a dúvidas comuns, tais como:

  • Será que a nova versão do site vai aumentar as vendas da loja?

  • Será que o novo menu de navegação vai aumentar a retenção dos visitantes?

  • Será que aumentar o botão Comprar e deslocá-lo para baixo do preço vai melhorar o funil do checkout?

  • As duas versões apresentadas pelo meu webdesigner ficaram ótimas, mas qual proporciona mais vendas?

  • Será que o novo design da loja está 100% funcional?


O mais interessante é que esse recurso pode ser usado também para as versões Mobile e Facebook da loja.

Este recurso também pode ser utilizado para criar um "ambiente de testes" para implantar sem riscos um novo design da loja. Este novo design poderá ser acessado somente pelo webdesigner e pelo lojista, para validação e testes, antes de colocá-lo em produção.

A configuração é feita na página "Textos & imagens" do site administrativo. Para comparar os resultados de acessos e vendas da versão A e da versão B, incluímos um novo filtro de relatórios chamado Tipo de acesso.
Integração facilitada a produtos Google

Não importa o tamanho do orçamento de marketing, é fundamental utilizar a rede de publicidade do Google AdWords. Quando as pessoas pesquisarem no Google usando uma de suas palavras-chave, seu anúncio poderá ser exibido próximo aos resultados de pesquisa, nas seções de Links patrocinados que ficam no topo, no rodapé e na barra direita das páginas de resultados da busca.

O FastCommerce permite uma integração facilitada ao Google AdWords, inserindo o javascript de acompanhamento de conversão na página de pedido confirmado. Isto é fundamental para mensurar o retorno do investimento e fazer ajustes nos anúncios e nas palavras-chave anunciadas.

O Google Analytics é um serviço gratuito para acompanhamento da visitação de sites, que mostra como as pessoas encontraram e como navegaram pela loja. Com estas informações, é possível melhorar a experiência dos visitantes e aumentar suas vendas.

Para integrar facilmente a loja ao Google Adwords e ao Google Analytics, preencha os campos da seção "Serviços e produtos do Google" da página "Dados da loja", no site administrativo da loja virtual.
Mais AJAX, mais usabilidade!

Novos recursos com programação AJAX permitem mais agilidade na navegação pela loja:
  • Com a nova versão, é possível incluir produtos no carrinho de compras sem sair da página atual. Diversos produtos da página podem ser rapidamente escolhidos, através de um clique ou até mesmo "arrastando" o produto até o carrinho. Clique aqui para mais informações.

  • Utilizando AJAX, também é possível mostrar o valor de frete do produto. O cliente deverá apenas informar o seu CEP para que o valor seja exibido na própria página do produto. Para implantar este recurso, veja este artigo.

Filtros X Variações

Criamos um novo campo "Filtro" para que um descritor especial seja utilizado para listar as diversas características do produto. Por exemplo: para um relógio, cadastre o descritor especial "Funções". Na ficha do produto, selecione suas funções (ex: à prova d'água, GPS, cronômetro etc).

Desmarque o campo "Filtro" se o descritor for usado para cadastrar as variações do produto. Por exemplo: se o produto é vendido por tamanho, o cliente deverá selecionar o tamanho desejado para fazer o pedido.

Para SEO, incluímos no title da página do produto seus descritores adicionais.
Clique aqui para mais detalhes.

Veja mais informações na seção de descritores especiais da página "Dados da loja".
E tem mais!!!
  • Relatórios de páginas não encontradas (erro 404), para facilitar a correção das páginas personalizadas

  • Relatórios de acessos contendo a landing page, que é a página inicial que o cliente acessou durante sua visita

  • Controle de pedidos alterados pelo site administrativo (ChangeFlagAPI), para uso pelos ERPs

  • Nova tag <SearchText>, para manter o termo digitado no campo de busca

  • Ordenação das opções de frete pelo menor valor, para melhorar a usabilidade

  • Remoção do parâmetro Y


Os novos recursos do FastCommerce já estão ajudando muitas lojas a vender mais!

A propósito, você já publicou sua loja virtual no Facebook e no Google Shopping? A loja tem versão de design voltada para acessos pelo celular? O FastCommerce tem recurso de integração rápida a estes canais. Até 30% das vendas das lojas que utilizam o FastCommerce ocorrem a partir destes canais adicionais e este percentual deve crescer ainda mais este ano!

Estamos à disposição para ajudar sua loja a vender cada vez mais!

Bons negócios!




FastCommerce Eduardo Lima
Equipe FastCommerce
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