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São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2001
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São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2001
XML: a quarta grande revolução tecnológica
Linguagem já é utilizada por diversas lojas virtuais
Um velho problema de comunicação está sendo resolvido
"Estamos em meio à quarta grande revolução tecnológica. Trata-se da revolução do XML, que vai permitir a interoperabilidade total entre as mais diversas plataformas". Esta foi a tônica da plaestra de Steve Ballmer em São Paulo. O principal executivo da Microsoft falou para uma platéia composta por executivos de algumas das principais empresas do país.
Reforçando o modelo .net adotado pela Microsoft para toda a sua linha de produtos e integralmente baseado em XML, Ballmer disse que essa revolução agora em curso é tão importante quanto as três outras grandes revoluções tecnológicas já ocorridas, e citou o nascimento do PC, o surgimento da interface gráfica para usuário e o aparecimento da Internet. Segundo o executivo, a linguagem XML será a tecnologia básica para tudo e todos daqui para a frente. "Falava-se de Java há alguns anos e o XML veio executar a interoperabilidade de programas prometida pela linguagem Java", afirmou, acrescentando que a Microsoft vê o mundo da perspectiva do usuário, daí a necessidade de uma padronização.
Para Ballmer, hoje, mais do que nunca, os clientes estão em busca de agilidade, com a informação chegando mais perto do usuário para que ele tenha maior poder de decisão em suas mãos. "Antes, eles estavam preocupados com a infra-estrutura, agora, precisam de agilidade para que sejam competitivos". Como exemplo de usuários brasileiros que já adotaram essa filosofia e estão utilizando aplicações baseadas em XML, o executivo citou o sistema de compensação da BM&F, que já conta com a adesão de 50% dos principais bancos do país, e o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde as aplicações permitem que os médicos acessem informações sobre seus pacientes em tempo real usando, inclusive, dispositivos wireless.
Algumas lojas virtuais começam a utilizar o XML para informar suas ofertas aos sites de busca, shoppings virtuais e portais de ofertas. É o caso da Perfumes.com.br, que divulga suas promoções através do XML. "Esta tecnologia permitiu aos sites pesquisar nossas promoções diretamente em nossos bancos de dados." afirma Élida Rudnitzki, diretora de vendas do site.
N.E.: Clique aqui para consultar via XML as promoções da Perfumes.com.br.
"Estamos em meio à quarta grande revolução tecnológica. Trata-se da revolução do XML, que vai permitir a interoperabilidade total entre as mais diversas plataformas". Esta foi a tônica da plaestra de Steve Ballmer em São Paulo. O principal executivo da Microsoft falou para uma platéia composta por executivos de algumas das principais empresas do país.
Reforçando o modelo .net adotado pela Microsoft para toda a sua linha de produtos e integralmente baseado em XML, Ballmer disse que essa revolução agora em curso é tão importante quanto as três outras grandes revoluções tecnológicas já ocorridas, e citou o nascimento do PC, o surgimento da interface gráfica para usuário e o aparecimento da Internet. Segundo o executivo, a linguagem XML será a tecnologia básica para tudo e todos daqui para a frente. "Falava-se de Java há alguns anos e o XML veio executar a interoperabilidade de programas prometida pela linguagem Java", afirmou, acrescentando que a Microsoft vê o mundo da perspectiva do usuário, daí a necessidade de uma padronização.
Para Ballmer, hoje, mais do que nunca, os clientes estão em busca de agilidade, com a informação chegando mais perto do usuário para que ele tenha maior poder de decisão em suas mãos. "Antes, eles estavam preocupados com a infra-estrutura, agora, precisam de agilidade para que sejam competitivos". Como exemplo de usuários brasileiros que já adotaram essa filosofia e estão utilizando aplicações baseadas em XML, o executivo citou o sistema de compensação da BM&F, que já conta com a adesão de 50% dos principais bancos do país, e o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde as aplicações permitem que os médicos acessem informações sobre seus pacientes em tempo real usando, inclusive, dispositivos wireless.
Algumas lojas virtuais começam a utilizar o XML para informar suas ofertas aos sites de busca, shoppings virtuais e portais de ofertas. É o caso da Perfumes.com.br, que divulga suas promoções através do XML. "Esta tecnologia permitiu aos sites pesquisar nossas promoções diretamente em nossos bancos de dados." afirma Élida Rudnitzki, diretora de vendas do site.
N.E.: Clique aqui para consultar via XML as promoções da Perfumes.com.br.