Notícias
São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2004
Aqui você encontra as últimas notícias e press releases relacionados à Ultra Light Store.
São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2004
Comércio aprende a lidar com um novo tipo de consumidor
Lojas virtuais são opção cada vez mais interessante para compras
Um novo tipo de consumidor está cada vez mais presente no comércio: o e-consumidor. Por conta dele, algumas leis precisam ser atualizadas e empresas tiveram que mudar seus hábitos. Operadoras de cartão de crédito, por exemplo, precisaram elaborar novas regras para seus sistemas de seguranças, uma vez que o e-consumidor não assina o comprovante.
Atualmente, 10% dos 25 milhões de internautas brasileiros fazem compras pela Internet – sendo que a cidade de São Paulo é responsável por 24% do movimento. De acordo com a consultoria e-bit, enquanto uma lei específica para o comércio eletrônico não é implementada, o que tem sido feito é aplicar diretamente o Código de Defesa do Consumidor.
A tecnologia FastCommerce é pioneira do mercado de construção e administração de lojas virtuais no Brasil. Criada em 1998 pela Rumo Informática, a ferramenta, líder deste mercado, reúne centenas de lojas na web. O executivo de mercado da Rumo Informática Fábio Pires explica que "o consumidor virtual é o mais moderno que existe e por isso as leis de defesa podem parecer obsoletas diante de tanta novidade. Entretanto, existe um esforço da sociedade para que o e-consumidor não fique desamparado, o que felizmente não acontece mais no Brasil".
De acordo com o site da Fundação Procon-SP, "Adotar cautelas não compromete as facilidades da Internet e pode evitar incômodos e transtornos após a compra. A escolha criteriosa da loja virtual pode ser decisiva para garantir que suas expectativas sejam atendidas e que a solução de eventuais conflitos ocorra de forma cômoda, prática e rápida".
Em 2002 o FastCommerce contava com cerca de 200 lojas, que juntas faturaram R$5 milhões. O ticket médio no ano foi de R$234. Já em 2003 a empresa alcançou a marca de 500 lojas, com faturamento conjunto de R$35 milhões. O ticket médio no ano passado saltou para R$362, sendo que a média nacional no mesmo período foi de R$310, ultrapassando os R$300 pela primeira vez na história do comércio eletrônico brasileiro.
Para não se sentir lesado, o consumidor deve observar alguns pontos importantes ao realizar uma compra: verificar se a loja oferece outros meios de contato, além do e-mail. Outro cuidado que deve ser tomado é o de imprimir todos os comprovantes obtidos no momento da compra, como: número do pedido e identificação dos dados do cliente.
Atualmente, 10% dos 25 milhões de internautas brasileiros fazem compras pela Internet – sendo que a cidade de São Paulo é responsável por 24% do movimento. De acordo com a consultoria e-bit, enquanto uma lei específica para o comércio eletrônico não é implementada, o que tem sido feito é aplicar diretamente o Código de Defesa do Consumidor.
A tecnologia FastCommerce é pioneira do mercado de construção e administração de lojas virtuais no Brasil. Criada em 1998 pela Rumo Informática, a ferramenta, líder deste mercado, reúne centenas de lojas na web. O executivo de mercado da Rumo Informática Fábio Pires explica que "o consumidor virtual é o mais moderno que existe e por isso as leis de defesa podem parecer obsoletas diante de tanta novidade. Entretanto, existe um esforço da sociedade para que o e-consumidor não fique desamparado, o que felizmente não acontece mais no Brasil".
De acordo com o site da Fundação Procon-SP, "Adotar cautelas não compromete as facilidades da Internet e pode evitar incômodos e transtornos após a compra. A escolha criteriosa da loja virtual pode ser decisiva para garantir que suas expectativas sejam atendidas e que a solução de eventuais conflitos ocorra de forma cômoda, prática e rápida".
Em 2002 o FastCommerce contava com cerca de 200 lojas, que juntas faturaram R$5 milhões. O ticket médio no ano foi de R$234. Já em 2003 a empresa alcançou a marca de 500 lojas, com faturamento conjunto de R$35 milhões. O ticket médio no ano passado saltou para R$362, sendo que a média nacional no mesmo período foi de R$310, ultrapassando os R$300 pela primeira vez na história do comércio eletrônico brasileiro.
Para não se sentir lesado, o consumidor deve observar alguns pontos importantes ao realizar uma compra: verificar se a loja oferece outros meios de contato, além do e-mail. Outro cuidado que deve ser tomado é o de imprimir todos os comprovantes obtidos no momento da compra, como: número do pedido e identificação dos dados do cliente.