Notícias
Aqui você encontra as últimas notícias e press releases relacionados à Ultra Light Store.

São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2004

Soluções prontas impulsionam vendas pela web

FastCommerce já reúne mais de 500 lojas virtuais de todos os segmentos



Segundo dados divulgados pelo IBGE, as vendas no país cresceram 127% nos dois últimos anos. Em 2002, a tecnologia FastCommerce era utilizada por cerca de 200 lojas, que juntas faturavam R$ 5 milhões. Em 2003, as lojas já somavam mais de 500, com faturamento anual de R$ 35 milhões. Além do crescimento em volume, também subiu o valor do tíquete médio, de R$ 234 em 2002 para R$ 362 no ano passado.

Uma das explicações para a explosão de vendas no país pela web está no crescimento do mercado virtual nas micro e pequenas empresas, impulsionado por soluções prontas de comércio eletrônico.

O FastCommerce é pioneiro no mercado de construção e administração de lojas virtuais no Brasil. Criado em 1998 pela Rumo Informática, a ferramenta é líder deste mercado, reunindo centenas de lojas na web. De acordo com Fábio Pires, executivo de mercado da Rumo, o uso da ferramenta por micro e pequenos empresários explica este crescimento. "Há alguns anos muitos se assustavam com as cifras milionárias da Internet. Hoje, construir uma loja virtual não custa mais que R$ 5 mil", afirma.

O uso da ferramenta foi tão bem sucedido que até mesmo grandes empresas passaram a optar pelo FastCommerce. A Unysis é um bom exemplo. Para Glower Fonseca, gerente de vendas da Unisys, a eficácia da ferramenta é excelente. "Não precisamos gastar uma fortuna na montagem e manutenção da loja virtual. E melhor, apresentamos resultados excelentes nas vendas", afirma Glower.

Um dos grandes diferenciais das lojas que usam o FastCommerce é a divulgação gratuita no Shopping Virtuose, que conta com mais de 2 milhões de acessos mensais. Com poucos cliques é possível encontrar lentes de contato, brinquedos educativos, gravatas italianas, produtos para DJs e até óculos de sol 3D. Economia e comodidade são as principais vantagens para quem compra pela web.

Os tradicionais doces de Pelotas (RS) podem ser comprados pela Internet graças à iniciativa de Nilza Fonseca. De acordo com a empresária, "o objetivo sempre foi que o nosso doce pudesse ser consumido fora de Pelotas. No FastCommerce encontrei a ferramenta necessária para vender para todo o Brasil". O único obstáculo era transportar os produtos – feitos à base de ovos – para todo o território nacional. Nilza conta que desenvolveu uma embalagem exclusiva para que o cliente receba o doce em perfeitas condições. A Doces Online existe há dois anos na web. "O retorno é ótimo. Temos procura de todos os lugares. São Paulo é o grande consumidor do nosso produto", diz.

De acordo com Fábio Ode, proprietário da loja virtual KendoOnline, especializada nas artes da Espada Samurai, a web fez com que todos tivessem acesso a produtos difíceis de se obter. "90% dos produtos da minha loja são importados e faço pronta-entrega. Temos que ter agilidade porque esta é a palavra-chave na Internet" informa Ode. A KendoOnline existe há quatro anos e utiliza o FastCommerce desde 2003. O empresário revela que "há um interesse crescente pela cultura japonesa no Brasil. Prova disso é que a maioria das pessoas que compra no meu site não é descendente de japoneses". Ele não tem planos de montar uma loja tradicional: "a Internet nos possibilita vender para todo o país e temos ótimo retorno. Atingimos a marca de 80 mil pageviews por mês. Está muito bom assim".