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São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008
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São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008
FastCommerce lista erros graves cometidos pelos lojistas
Conheça as armadilhas mais comuns no comércio eletrônico
O FastCommerce contém recursos que facilitam bastante a vida do lojista. Porém, muitas empresas comentem erros graves, que prejudicam a lucratividade de suas lojas virtuais. A Rumo Informática aponta os erros mais comuns cometidos no comércio eletrônico:
“A Rumo criou também uma página com os erros mais comuns de design no FastCommerce e dicas para corrigí-los.” completa Eduardo.
- Divulgação deficiente. Afinal, ao contrário de uma loja física, ninguém passa na frente de sua vitrine virtual por acaso.
- Design pouco atraente. A primeira impressão é muito importante; um design mal cuidado repele o visitante e não convida ao consumo.
- Dificuldade de navegação. Navegação confusa, que não deixa o visitante à vontade, empurram o visitante para a concorrência.
- Poucas opções de formas de pagamento. Não disponibilizar cartão de crédito, por exemplo, pode ser fatal, já que eles são utilizados em 80% das compras on-line.
- Produtos mal descritos ou com fotos mal feitas. O lojista tem sempre que lembrar que o e-consumidor não está vendo o produto, apenas uma reprodução dele. As informações têm que ser as mais fiéis e detalhadas possível.
- Webwriting mal cuidado. Cuidado com erros de gramática e utilização de clichês. Ex.: não utilize “bem-vindo ao site”, uma vez que pode ser um hacker entrando na página. Não inclua links para “página em construção”. Evite clichês do tipo “Não perca nossas ofertas imperdíveis”.
- Site leeeeeento. Se o consumidor preferiu comprar pela Internet, uma das razões é de não perder tempo. Rapidez é vital. Crie sites leves, sem abusar de Flash enormes, vídeos, som etc.
- Atendimento precário. A loja deve possuir bons e variados canais de comunicação com os clientes, para que seja confiável: chat, telefone DDG (0800), e-mail.
- Lentidão na entrega. A loja é virtual, mas o pós-venda deve ser bem cuidado, com estoque real e logística afinada.
- Preços pouco competitivos. Como regra geral, os valores devem ser mais em conta do que os praticados nos shoppings e muito atraentes, afinal é muito fácil para o e-consumidor dar mais uns cliques a mais em busca de melhores ofertas.
“A Rumo criou também uma página com os erros mais comuns de design no FastCommerce e dicas para corrigí-los.” completa Eduardo.