Notícias
Aqui você encontra as últimas notícias e press releases relacionados à Ultra Light Store.

São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

FastCommerce lista erros graves cometidos pelos lojistas

Conheça as armadilhas mais comuns no comércio eletrônico



O FastCommerce contém recursos que facilitam bastante a vida do lojista. Porém, muitas empresas comentem erros graves, que prejudicam a lucratividade de suas lojas virtuais. A Rumo Informática aponta os erros mais comuns cometidos no comércio eletrônico:
  1. Divulgação deficiente. Afinal, ao contrário de uma loja física, ninguém passa na frente de sua vitrine virtual por acaso.

  2. Design pouco atraente. A primeira impressão é muito importante; um design mal cuidado repele o visitante e não convida ao consumo.

  3. Dificuldade de navegação. Navegação confusa, que não deixa o visitante à vontade, empurram o visitante para a concorrência.

  4. Poucas opções de formas de pagamento. Não disponibilizar cartão de crédito, por exemplo, pode ser fatal, já que eles são utilizados em 80% das compras on-line.

  5. Produtos mal descritos ou com fotos mal feitas. O lojista tem sempre que lembrar que o e-consumidor não está vendo o produto, apenas uma reprodução dele. As informações têm que ser as mais fiéis e detalhadas possível.

  6. Webwriting mal cuidado. Cuidado com erros de gramática e utilização de clichês. Ex.: não utilize “bem-vindo ao site”, uma vez que pode ser um hacker entrando na página. Não inclua links para “página em construção”. Evite clichês do tipo “Não perca nossas ofertas imperdíveis”.

  7. Site leeeeeento. Se o consumidor preferiu comprar pela Internet, uma das razões é de não perder tempo. Rapidez é vital. Crie sites leves, sem abusar de Flash enormes, vídeos, som etc.

  8. Atendimento precário. A loja deve possuir bons e variados canais de comunicação com os clientes, para que seja confiável: chat, telefone DDG (0800), e-mail.

  9. Lentidão na entrega. A loja é virtual, mas o pós-venda deve ser bem cuidado, com estoque real e logística afinada.

  10. Preços pouco competitivos. Como regra geral, os valores devem ser mais em conta do que os praticados nos shoppings e muito atraentes, afinal é muito fácil para o e-consumidor dar mais uns cliques a mais em busca de melhores ofertas.
“Esses são os erros mais comuns que detectamos ao longo dos anos, mas não são os únicos. É importante que o empresário tenha consciência de que o comércio pela web merece tanto cuidado quanto as lojas de comércio tradicional.” comenta Eduardo Lima, executivo de mercado da Rumo Informática.

“A Rumo criou também uma página com os erros mais comuns de design no FastCommerce e dicas para corrigí-los.” completa Eduardo.