Notícias
Aqui você encontra as últimas notícias e press releases relacionados à Ultra Light Store.

São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2010

FastCommerce 5.3: integração e controle em tempo real

Lançamentos da API e do Shopping Milho Azul são destaques na versão 5.3



A Rumo Informática anunciou, no dia 6 de abril de 2010, o lançamento da versão 5.3 do FastCommerce, o sistema de comércio eletrônico mais utilizado do Brasil.

A nova versão tem foco na integração do FastCommerce a sistemas externos de gestão de negócios. Esta integração é feita através de uma detalhada API (Application Programming Interface), permitindo que aplicativos de backoffice façam o "controle remoto" da loja. Estão disponíveis métodos para gerenciamento de produtos (inclusão, alteração e exclusão), acompanhamento de pedidos, execução de utilitários, extração de informações de clientes, parceiros, estatísticas de visitação etc.

"Com a API, os dados são obtidos em tempo real diretamente do banco de dados da loja com segurança EV SSL, que é o padrão superior da indústria e está entre os melhores disponíveis para transações seguras." informa Eduardo Lima, executivo de mercado da Rumo Informática.

Os resultados de buscas por produtos e notícias da loja, foram aprimorados utilizando tecnologia full-text. Este recurso faz a busca por palavras presentes nos campos textuais do cadastro. Para produtos, estes campos são o código, o nome, os campos de descrição e os descritores simples. Para notícias, os campos são título, sub-título e texto.

Com o full-text o visitante pode buscar por várias palavras e o produto será encontrado, mesmo que estas palavras não estejam cadastradas nesta ordem no nome ou na descrição do produto. Também é possível procurar por termos entre aspas, para busca por expressões exatas (ex: "tecnologia nano"). É possível solicitar resultados que contenham todas as palavras digitadas (que é o padrão) ou qualquer uma destas palavras.

"Fizemos este recurso pensando também na melhoria da relevância da busca, ou seja, para evitar resultados errados e que não tenham relação com os termos buscados. Por exemplo, a busca pelo termo lula não retorna mais celular, da mesma forma que faz o Google." comenta Eduardo Lima.

Foi criado um novo e importante relatório chamado Funil de compra no período. Funil de compra é o termo usado para a análise das conversões de visitas da loja em pedidos pagos. O funil mostra a relação entre os acessos às páginas de produtos, ao carrinho, à página de escolha do frete, à escolha das formas de pagamento, ao cadastro do cliente e à conclusão do pedido. Mostra também quantos destes pedidos foram pagos. "Trata-se de uma ferramenta fundamental para verificar onde a loja pode ser aprimorada. Por exemplo, se a diferença entre os acessos à página de escolha do frete e das formas de pagamento for muito grande, isto indica que o frete da loja está afastando os clientes." completa Eduardo.

Para simplificar o processo de compra e melhorar o funil da loja, é possível agora ocultar os campos de entrega no fechamento do pedido. O cliente que quiser enviar seu pedido para outro endereço (ex: para mandar um presente) deverá marcar o campo Entregar em outro endereço, exibindo assim os campos para informar os dados de entrega. Isto poderá ter um efeito muito positivo nas vendas da loja.

O shopping virtual Milho Azul também foi lançado com a versão 5.3, e contém mais de 500 mil produtos das lojas que utilizam o FastCommerce. A participação é gratuita e não há mais abertura automática do shopping quando a loja for acessada. "Acreditamos que o Milho Azul trará muitos clientes para as lojas, resultando em melhoria das vendas, o que poderá ser acompanhado pelos diversos relatórios de parceiros." comenta Eduardo Lima.